Falafel Caseiro


Esta receita é ridícula de boa! Ridícula!

Inspirada na receita da Lisa Bryan.

 

Ingredientes:

Grão seco (não sei ao certo, mas acho que usei mais ou menos 500g)

1/4 Cebola

1/2 ramo de coentros

3 dentes de alho

1 colher de chá de Cominhos e açafrão em pó, sal e pimenta

1 colher de sopa de farinha

Óleo


Molho:

1 copo de iogurte natural

1 dente de alho picado

Sal e pimenta q.b.

3 ou 4 folhinhas de hortelã picadas

Sumo de meio limão


Como fazer:

Deixar o grão de molho na noite anterior.

Cubram com 3 ou 4 dedos de água a mais, porque durante a noite o grão cresce e absorve a água toda. Quando cheguei de manhã tinha água por todo o lado e o grão já não tinha água.

Não tenho a certeza se esta receita pode ser com grão de lata ou não. Eu por acaso tinha grão seco aqui já há algum tempo e nunca tinha usado, e na receita original recomendam por ser mais rijo que o de lata. Eu sou apologista do, olhem, experimentem. Principalmente nesta altura em que convém usarmos o que temos mais à mão, experimentem!

Cortem a cebola e os coentros grosseiramente.

Coloquem tudo no picador e adicionem as restantes especiarias (sal, pimenta, cominhos e açafrão em pó). Aqui é preciso muita paciência (pelo menos para mim), que tenho um picador pequeno, por isso tive que dividir tudo em dois e mesmo assim tinha de ir tirando a pasta das paredes do picador para ficar tudo triturado!

Quando estiver tudo bem triturado, tira-se a mistura para uma taça, acrescenta-se uma colher de sopa de farinha e mistura-se bem. Nesta altura podem também provar e corrigir o tempero se for necessário.

Tapam a taça com película aderente e levam ao frigorífico por 30min.

Após esses 30min, retiram a taça do frigorífico e começam a fazer as bolinhas! Eu usei uma colher para tirar a mistura e depois fiz com as mãos.

Eu queria experimentar fazer assadas e fritas, por isso fiz umas bolinhas mais redondas para ir ao fogão, e umas mais espalmadas para o forno. Aqui, é preciso novamente paciência, e irmos fazendo as bolinhas com calma.

Eu, pessoalmente, gosto de passar algum tempo na cozinha, é meio terapêutico para mim, no entanto, sou muito trapalhona e acabo por sujar tudo. Tenho tentado ir arrumando enquanto vou cozinhando, mas é tudo uma aprendizagem haha.

Quando as bolinhas estiverem feitas ligamos o forno a 200º e pomos a frigideira com o óleo a aquecer no fogão.

No forno podem untar o tabuleiro com um bocadinho de azeite (passar pincel ou papel), e passar também na parte das bolinhas que fica para cima, ou usar papel vegetal na base do tabuleiro que em princípio não agarra. Deixem mais ou menos 20/25min e virem as bolinhas a meio da cozedura.

Na frigideira, vão colocando as bolinhas (máx. 8 de cada vez) e deixem-nas fritar 2 a 3 min de cada lado, ou até ficarem douradinhas. Cuidado para não pôr o lume muito alto (mais vale estar em lume médio), senão depois ficamos com bolinhas queimadas por fora e não cozidas por dentro.

 
 

E voilá! Acabaram de fazer uns falafel caseiros! Nham nham.

Para o molho, podem fazer várias receitas, o mais comum para acompanhar o falafel é o de Tahini, mas eu não tinha em casa e como tal, resolvi fazer molho de iogurte.

É só juntarem os ingredientes,mexer bem e têm o vosso molho de iogurte!

 

RELATED ENTRIES