Pizza com Ovo e Espargos
Inspirada nesta receita.
Tinha espargos no frigorífico que se iam estragar e já há uns dias que me andava a apetecer pizza, mas tenho tentado fazer tudo em casa, não pedir comida e aproveitar o que tenho, então esta receita ajudou-me a fazer um dois em um.
Ingredientes:
Massa:
200g de farinha
100ml de água
1 colher e 1/2 de fermento padeiro seco ou fresco (3xs mais)
1 colher de chá de mel
1 colher de sopa de azeite
Molho de tomate:
2 tomates maduros
1 dente de alho
1/4 de cebola
Coentros q.b.
Sumo de limão
Pizza:
Espargos
2 ovos
Mozarela fresca
Mozarela ralada
Como fazer:
Numa taça, misturar o fermento, com a água e o mel. Misturar bem com uma colher até criar algumas bolinhas. Adicionar a farinha e o azeite e misturar até ter uma conscistência pegajosa. Agora com as mão vamos criar uma bola com a massa e se for necessário acrescentem mais farinha para conseguir trabalhar a massa.
Barrar a mesma taça com azeite, colocar a massa em forma de bola, tapar com uma toalha e deixar a repousar num sítio quente (eu usei o forno desligado) durante 1 hora e 1/2.
Entretanto podemos ir fazendo a base da pizza e juntar num processador a cebola, o alho, o sumo de limão, os tomates e os coentros com um fio de azeite. Adicionar também sal e pimenta e triturar tudo.
Ligar o forno a 180º.
Em relação aos espargos, podemos usá-los crus (temperar com azeite sal e pimenta) ou refogá-los com um pouco de azeite e alho que foi o que fiz.
Colocamos uma frigideira no fogão com um fio de azeite e alho e acrescentamos os espargos cortados.
Quando a massa da pizza estiver, espalhamos farinha na bancada da cozinha (ou logo na folha de vegetal que vamos levar ao forno) e estendemos a massa até obtermos o formato que queremos.
Colocamos o molho de tomate e depois então o queijo por cima, eu usei mozarela fresca e ralada, mas podem usar outros queijos e acrescentar azeitonas, vegetais, carne, etc. E por fim os ovos! Temperamos novamente com um bocadinho de sal e pimenta.
Levamos ao forno durante 25 a 30 min. Atenção ao forno! O meu forno é dos antigos, por isso tenho de ter atenção sempre à base da pizza porque é a primeira coisa que queima. Se for necessário e se tiverem um forno dos antigos, coloquem primeiro uma folha de alumínio por baixo do tabuleiro da pizza e tirem a meio da cozedura!
Quando tirarem a pizza do forno é só acrescentar os espargos!
A base da receita original é com tomate seco e deve ser maravilhosa, mas eu não tinha cá em casa! Mas qualquer uma das duas me parece bem!