Bolinhos de Bacalhau com Arroz de Tomate
Uma das minhas receitas de família preferidas e mesmo agora em pseudo adulta, peço sempre à minha mãe para fazer porque sinto que se for eu a fazer, não vai ficar igual. Ora bem, estamos de quarentena e fiquei com saudades de comer os meus bolinhos de bacalhau, por isso decidi aventurar-me. Foi o tempo todo a fazer FaceTime com a minha mãe para me explicar passo a passo a receita. Devo dizer que foi uma comédia, tendo em conta que aparentemente as medidas são todas a olho! Ficaram bons? Sim, ficaram (bem bons). Mas estavam iguais aos que a minha mãe costuma fazer? Não. Haha. Se calhar é o feeling da coisa.
Bom, mas a receita é a original!
Ingredientes:
Bolinhos:
1 Lombo de bacalhau desfiado
2 ovos
1 chávena e 1/2 de farinha
Cerveja
Leite (usei de amêndoas)
1/4 cebola
1 dente de alho
Coentros
Arroz de Tomate:
Arroz
1 tomate grande maduro
Pasta ou polpa de tomate
Vinho branco
1/4 cebola
1 dente de alho
Coentros
Como fazer:
Numa taça colocar a farinha, os dois ovos, uma chávena de café de cerveja (a minha mãe faz a olho, estou a tentar dar-vos indicações mais precisas haha, mas vão vendo se acham necessário colocar mais à medida que vão misturando), uma pitada de sal e pimenta, uma colher de azeite e duas colheres de leite ou água.
Misturar tudo até obter uma consistência pastosa, nem muito espessa (difícil de mexer), nem muito líquida. Juntar os coentros e deixar a descansar durante pelo menos uma hora.
Entretanto vamos desfiar o lombo de bacalhau, se compraram já desfiado são mais espertos que eu. Se forem desfiar, muita paciência e cuidado com as espinhas!
Quando o bacalhau estiver desfiado, podemos fazer o arroz. Fazer um refogado com a cebola e o alho, juntar o arroz e deixar fritar um pouco, adicionar vinho, deixar evaporar e finalmente adicionar o tomate, a pasta de tomate (uma colher de sopa) e água (usei uma tigela de arroz por isso pus 2 tigelas e meia de água). Tapar e deixar cozinhar por 10min (ir mexendo para o arroz não agarrar). Quando estiver pronto adicionem os coentros.
Passado o tempo de descanso da massa, adicionamos o bacalhau já desfiado e incorporamos na massa. Depois de misturar podem corrigir os temperos se necessário!
Colocamos uma frigideira com óleo a aquecer (cuidado para não estar muito quente porque depois queima por fora e não cozinha o recheio) e com uma colher, vamos pondo a massa no óleo de forma a fazer os bolinhos, virem a massa quando a parte debaixo começar a ficar douradinha e retirem quando já estiverem completamente dourados.
Coloquem os bolinhos em cima de papel de cozinha para retirar o excesso de gordura.
E aqui têm os vossos bolinhos de bacalhau à moda da senhora Maria Helena!