Arroz de Frango da Rosete
Ingredientes:
2 cebolas
3 dentes de alho
1 colher de polpa de tomate
1 folha de louro
Meio copo de vinho branco (copo pequeno)
2 pernas de frango com coxa
2 cenouras
Meio chouriço de perú
1 taça de arroz carolino (mais ou menos 200g)
Já temos os ingredientes, agora vamos ao restante:
Pomos o frango a cozer durante 25/30min (até estar cozido e soltar-se facilmente) com sal (tenho muita dificuldade em dizer quanto ponho de sal, mas é verem as medidas da água e o tamanho do tacho e pensar que podem sempre corrigir o sal mais à frente), uma cebola e as cenouras inteiras.
Entretanto podemos ir picando uma cebola, os 3 dentes de alho, cortar as cenouras às rodelas ou em cubos, e cortar metade do chouriço às rodelas (para pôr por cima do arroz), e a outra metade em quartos.
Quando o frango estiver cozido, retiramos o frango e reservamos a água da cozedura, a cebola e as cenouras (não deitem nada fora! Não vamos usar a cebola cozida, mas podem guardar no frigorífico e utilizá-la para fazer quiche, tortilha, ou caramelizar e usar como acompanhamento), desfiamos tudinho e pomos numa tacinha de lado.
Vamos começar então a fazer o refogado com azeite, cebola e louro, acrescentar os alhos e o chouriço em quartos. Deixamos alourar e acrescentamos o frango desfiado (mexemos um bocadinho) e depois então, o arroz. Mexemos durante mais um bocadinho e acrescentamos o vinho branco. Deixamos refogar mais um pouquinho para o álcool evaporar e acrescentamos a polpa de tomate e uma pitada de sal e pimenta. Mexemos e vamos acrescentar agora o caldo da cozedura do frango. Eu pus 3 ou 4 conchas de sopa. E deixamos cozinhar durante mais ou menos 10 minutos mexendo de vez em quando (claramente o truque desta receita é mexer, mexer e mexer ahah, desculpem).
Pré-aquecemos o forno a 180 graus. E quando o arroz já tiver quase sem caldo (retirem a folha de louro entretanto, que se evita ter de tirar no prato), pegamos numa travessa de ir ao forno pequena (usei uma de 27x18cm), distribuímos o arroz pela travessa, colocamos o restante chouriço por cima e levamos ao forno durante 25 a 30 minutos. Eu gosto do arroz queimadinho por cima e o meu forno é a gás (o quente só vem de baixo), por isso deixo cozinhar os 25 minutos e depois ponho prata por baixo do tabuleiro para não queimar por baixo e deixo cozinhar mais um bocadinho até ficar com as extremidades mais queimadinhas.
Et voilá. Temos arrozinho de frango.
Se experimentarem as receitas deixem aqui nos comentários se fizeram, se gostaram, se mexeram tudo bem mexidinho.
Desculpem a falta de fotografias do processo e do produto final, mas lembrei-me de publicar a receita depois de comer porque tinha ficado realmente boa. Quando fizer outra vez, actualizo!